A palestra traz à tona reflexões profundas sobre a evolução da educação e o papel transformador dos educadores na era digital.
Sidnei inicia destacando o impacto significativo das dinâmicas familiares contemporâneas na educação, sugerindo que as mudanças na estrutura e na função da família têm reflexos diretos na maneira como os jovens aprendem e se relacionam com o conhecimento.
A discussão avança para a problemática da comunicação icônica, digital e impessoal que caracteriza a sociedade atual, apontando para os desafios de manter uma comunicação efetiva e significativa em um mundo saturado de informações. Nesse contexto, surge o perfil do “gênio auto-didata”, indivíduos que, nutridos por uma vasta disponibilidade de conteúdo, desenvolvem habilidades e conhecimentos de forma autônoma, desafiando os métodos tradicionais de ensino.
Avançando na temática, Sidnei redefine o papel do educador na sociedade contemporânea, de um simples instrutor para um mentor capaz de guiar, inspirar e motivar seus alunos em um processo de aprendizado mútuo.
É neste ponto que Sidnei propõe um modelo em que a aprendizagem ocorre através da experiência prática (70%), interações sociais (20%) e educação formal (10%). Tal modelo desafia as convenções da sala de aula tradicional, incentivando um ambiente de aprendizado mais dinâmico e interativo que reflete as complexidades da era digital.
Além disso, Sidnei aborda a importância de compreender e integrar novas linguagens de comunicação, bem como o potencial do aprendizado cognitivo facilitado pela tecnologia, para cultivar uma educação que não apenas informa, mas transforma.
Ao concluir, a palestra destaca que estar “no jogo” da educação contemporânea requer uma reavaliação constante das metodologias de ensino e aprendizagem, promovendo um diálogo contínuo entre quem ensina e quem aprende, na busca por um futuro em que o conhecimento seja verdadeiramente compartilhado e ampliado.